O post de hoje é mais do que especial, pois vamos contar a história que torna a existência da Cia do Micro possível – a da origem da internet.
Sendo uma das principais invenções do século XX, a internet é responsável pela maioria das inovações tecnológicas dos últimos tempos e vem transformando a forma como vivemos e nos comunicamos uns com os outros.
Você já pensou como seria viver hoje em dia sem internet? Dá até um frio na barriga, né?
Pois bem, vamos logo contar essa história!
ARPANET
A agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA), que colaborava com acadêmicos e industriais para desenvolver tecnologias, foi fundamental para a história da internet.
Isso porque dentro da agência, havia J.C.R. Licklider, um dos pioneiros na era da informática, que teorizava a respeito de uma rede galáctica de computadores, onde você poderia acessar qualquer dado.
Na mesma época, houve a criação do sistema de comunicação de pacotes, um método de troca de dados entre máquinas. Os pacotes eram enviados individualmente através de uma rede. Era mais rápido que os circuitos e suportava destinos diferentes.
Em sua tese de doutorado de 1961, Leonard Kleinrock alegou que dois servidores poderiam se comunicar para enviar e receber informações transportadas por pacotes por meio de uma rede de nós.
Todos esses eventos corroboraram para que, 5 anos depois, quando a ARPA já havia ganhado um D de Defense, tornando-se a DARPA, fosse criado o plano da ARPANET para desenvolver a primeira rede de comutação de pacotes.
A conexão por nós funcionou tão bem que, em pouco tempo, quatro universidades americanas já estavam interconectadas, nascendo assim a ARPANET.
Propósitos militares
Inicialmente, a ARPANET foi útil para o governo norte-americano se proteger e garantir que as comunicações fluíssem caso a Guerra Fria fosse favorável à União Soviética.
Com o tempo, a ARPANET acabou inspirando a criação de uma rede global que permitia a conexão simultânea de várias outras redes, um conceito conhecido como internetworking.
A Internet e o WWW
Diversos projetos criados com o objetivo de desenvolver uma rede massiva capaz de conectar computadores ao redor do mundo começaram a pipocar nas universidades.
No ano de 1974, o termo internetworking acabou sendo abreviado para internet, como é conhecida até os dias de hoje.
Já nos anos 80, Tim Bernes-Lee desenvolveu um sistema de distribuição de documentos de hipertexto (HTTP) interconectados e acessíveis por meio de um navegador web que esteja conectado à internet, chamado World Wide Web, ou WWW.
O sistema se tornou popular a ponto de, em 1991, ser aberto ao público externo, com o lançamento da primeira página de internet, já muito parecida com as que temos atualmente.
Em 1993, foi feito um anúncio para deixar claro que a internet seria pública e isenta de taxas para utilizar e para criar qualquer projeto on-line.
Esse foi o pontapé inicial para que qualquer usuário pudesse se juntar à comunidade on-line e interagir com outras pessoas.
Nos anos seguintes, a internet foi ficando cada vez mais popular até se tornar o que conhecemos hoje.
E aí, o que você achou do conteúdo de hoje a respeito da origem da internet?
Podemos fazer uma segunda parte e falar a respeito dos primeiros sites, fóruns, comunidades on-line e redes sociais que surgiram na década de 90. O que você acha dessa ideia? Deixe nos comentários!
Conheça a Cia do Micro
Aqui na Cia do Micro, temos planos de internet pensados para conectar momentos!
Buscamos primeiro compreender quais são as suas necessidades para depois lhe dizer qual é o melhor plano que fará você estar sempre conectado e ter a liberdade de viver experiências incríveis.
Para fazer isso, nós analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.
Depois disso, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.