Você vive se queixando de que a sua internet está lenta?
Se sim, a causa disso pode ser um problema comum que acontece com muitas pessoas: você está recebendo menos acesso do que deveria.
Para tirar a prova real e entender se esse é realmente o problema, basta fazer um teste de velocidade da internet.
Apesar de muitos acreditarem que não há como medir a velocidade da sua conexão, afirmamos que é possível o fazê-lo, e é por isso que nós aqui da Cia do Micro preparamos este conteúdo para lhe passar algumas dicas sobre o assunto. Portanto, acompanhe conosco!
Como realizar o teste
Você pode testar a velocidade da sua internet através do computador ou celular, mas recomendamos que você prefira um computador para se conectar diretamente à entrada do seu roteador por meio do cabo da rede, assim o resultado do teste é mais preciso.
Com o computador conectado, feche todos os programas e interrompa qualquer serviço que utilize a internet – se possível, reinicie o aparelho. Não esqueça também de desconectar da rede todos os dispositivos que estejam utilizando o Wi-fi no momento do teste.
Por fim, busque por algum teste de velocidade da internet no Google. Vão aparecer diversas plataformas que oferecem esse serviço de forma prática, rápida e gratuita, como o SpeedTest.
Verifique todos os pré-requisitos e inicie o teste.
O que será medido?
Normalmente, o teste irá medir a velocidade do download, upload e o ping.
– Velocidade de download: essa é a principal informação do teste, pois apresenta o quão rápido você está conseguindo baixar arquivos da internet. É importante ressaltar que a velocidade de download precisa estar próxima daquela que foi contratada no pacote de internet.
Por exemplo, se você contratou 50Mbps, a velocidade do download precisa estar entre 45Mbps e 50Mbps para ser considerada uma conexão boa.
– Velocidade do upload: upload é quando você envia algum dado para outro dispositivo por meio da internet. O ideal é que a velocidade de upload também seja igual ou próxima daquela que você contratou no pacote de internet.
– Ping: também conhecido como taxa de latência, o ping mede o tempo que leva para um pacote de dados ser transmitido do seu dispositivo para um servidor na internet e depois retornar ao seu dispositivo. Quanto maior o valor do ping, mais lenta é a conectividade do dispositivo.
Conteúdo relacionado: uma vez instalado, o roteador Wi-fi pode acabar sendo esquecido, e esse e outros fatores afetam o desempenho da sua conexão. Pensando nisso, preparamos esse post blog com 4 dicas para melhorar o seu sinal. Clique aqui e confira!
O que você achou do artigo de hoje? Com certeza, agora você irá medir a internet da sua casa ou empresa de forma muito mais assertiva, não é mesmo?
Antes de ir embora, não se esqueça: aqui na Cia do Micro, temos planos pensados para conectar momentos!
Buscamos primeiro compreender quais são as suas necessidades para depois lhe dizer qual é o melhor plano que fará você estar sempre conectado e ter liberdade de viver experiências incríveis.
Para fazer isso, nós analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.
Depois disso, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.