82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, e você que está lendo este artigo, provavelmente faz parte desse número. Estamos cada vez mais conectados, e o Wi-fi tem um papel fundamental nesse quesito.
Foi a praticidade da conexão sem a necessidade de fios que tornou o acesso à internet mais popular, mas uma vez instalado, ele pode acabar esquecido, e esse e outros fatores afetam o desempenho do seu Wi-fi.
Pensando nisso, nós aqui da Cia do Micro separamos essas 4 dicas para que você se livre desses problemas e melhore seu sinal. Acompanhe e aprenda!
1 – Escolha o melhor local para instalar o roteador
Conforme nos distanciamos do aparelho, a intensidade do sinal diminui devido ao formato das ondas em que ele se propaga. Por isso, instale o aparelho num local central da casa e em uma altura média: nem próxima ao chão, nem próxima ao teto.
Além disso, não deixe barreiras (móveis e paredes, por exemplo) que possam interromper a passagem do sinal em um raio de pelo menos 1 metro, e jamais coloque o roteador dentro de armários ou gavetas.
Caso ele tenha uma antena externa, procure deixá-la sempre apontada para cima, pois isso melhora a propagação do sinal.
2 – Reinicie o seu aparelho
Como qualquer outro aparelho eletrônico, os roteadores Wi-fi podem travar de vez em quando, e reiniciar o aparelho pode resolver os problemas de lentidão ou as famosas quedas.
A reinicialização programada já existe em alguns modelos recentes de roteador, e com ela é possível agendar um horário para o aparelho reiniciar automaticamente. É como se o roteador tivesse um momento específico para “tirar uma soneca”.
3 – Atente-se aos aplicativos que exigem conexão de internet
Jogos on-line, softwares de download e streaming de vídeos são alguns dos aplicativos e atividades que podem consumir constantemente a conexão e comprometer o sinal de Wi-fi da sua casa, principalmente se mais de uma pessoa utiliza a mesma rede.
Uma solução para isso é utilizar o QoS, uma ferramenta presente na maioria dos roteadores. Com ela, é possível priorizar a transferência de dados, colocando o download de arquivos na frente dos jogos on-line, por exemplo. Você também consegue interromper algum programa que esteja consumindo muita conexão.
4 – Evite a interferência de sinal
Existem alguns objetos e dispositivos que podem interferir o seu sinal Wi-fi, e por isso o seu roteador não deve ficar perto deles.
A superfície metálica dos espelhos é altamente refletora, logo, é recomendável que o roteador fique afastado dos mesmos.
Aquários e fontes também devem ficar longe do aparelho, pois a água pode prejudicar o sinal.
É possível que dispositivos eletrônicos interferem no sinal, como: microondas, alto-falantes, diferentes roteadores na mesma residência ou outros aparelhos sem fio. Preferivelmente, eles devem estar longe do seu roteador.
Com essas dicas, acreditamos que o sinal de Wi-fi vai melhorar muito e você poderá navegar na internet numa boa.
E você quer entender o motivo da internet fibra ótica ser a melhor opção? Então clique aqui e confira esse post.
Não se esqueça: aqui na Cia do Micro, temos planos pensados para conectar momentos!
Buscamos primeiro compreender quais são as suas necessidades, para depois lhe dizer qual é o melhor plano para você estar sempre conectado e ter liberdade de viver experiências incríveis.
Para fazer isso, nós analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.
Depois disso, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.