Quem nasceu depois dos anos 2000, já chegou ao mundo na era do celular. Hoje em dia, é muito fácil ver crianças pequenas usando o seu próprio aparelho e até mesmo produzindo conteúdo para as redes sociais, o que não era comum há alguns anos.
É inegável que os celulares foram capazes de mudar a forma como nos comunicamos e eles têm sido muito importantes para nossa sociedade, mas você já se perguntou como esses aparelhos evoluíram até chegar no modelo mais atual?
Será exatamente isso que vamos te contar no artigo de hoje. Acompanhe a nossa linha do tempo!
Anos 40
Em 1947, alguns engenheiros estavam estudando uma forma de tornar a comunicação à distância mais simples, e foi aí que eles tiveram a ideia de criar uma segunda rede de comunicação entre telefones, só que sem fio.
Apesar de a ideia ser revolucionária, a tecnologia da época não era o suficiente para faze-la sair do papel.
Anos 70
Foi só em 1973 que um telefone móvel conseguiu realizar uma chamada para um telefone fixo, provando que a ideia dos engenheiros realmente fazia sentido.
Esse primeiro aparelho foi produzido pela Motorola, e foi chamado de DynaTAC. Criado por Martin Cooper, considerado o pai do celular, o DynaTAC ainda era um protótipo.
Anos 80
10 anos depois, em 1983, começaram as vendas do aparelho celular, agora chamado de Motorola DynaTAC 8000x
Anos 90
Nos anos 90, os fabricantes começaram a lançar os celulares que fazem parte da chamada segunda geração. Nessa época, eles já possuíam um tamanho relativamente aceitável e eram mais leves.
Uma funcionalidade importantíssima foi lançada no ano de 1993: o Short Message Service (Serviço de Mensagens Curtas) que você deve conhecer como SMS. Entretanto, ainda demorou um bom tempo para que o SMS virasse uma febre.
Em 1996, a Motorola lançou o StarTac, o primeiro celular flip, aqueles modelos que se dobram para ficarem mais compactos. Ele possuía mais funções e podia ser preso ao cinto.
Em 1998, foi ano da chegada do Nokia 6160, o primeiro celular em formato de barra e que possuía uma antena externa.
Anos 2000
No ano 2000, o mundo conheceu o celular indestrutível: o Nokia 3310. Você se lembra desse?
Por volta de 2003, os celulares passaram a transmitir mais cores, fugindo das tradicionais escalas de cinza que os modelos anteriores ofereciam em seus visores.
Em pouco tempo, os aparelhos ganharam displays de 64 mil cores, depois 256 mil cores e, atualmente, os aparelhos têm por volta 16 milhões de cores.
Foi nessa década que também surgiu a internet para o celular, algo que muitos aguardavam ansiosamente. Entretanto, os sites precisavam ser desenvolvidos especificamente para serem acessados no celular, o que não era tão simples de se fazer.
Com o surgimento dos celulares que possuíam a tecnologia 2,5G, a internet móvel se tornou mais rápida. As primeiras câmeras nos celulares também surgiram nessa mesma época.
Em 2004, a Motorola lançou o V3, que era disponível em diversas cores.
Finalmente, no ano de 2007, chega a terceira geração de celulares, os smartphones, que já vinham com Wi-fi, câmeras, Bluetooth, GPS, 3G e muito mais.
O que mais marcou essa geração foram os celulares touch screen, e a Apple começou a fazer muito sucesso, pois seus celulares não eram apenas sensíveis ao toque, como também permitiam que o usuário pudesse mexer no celular usando vários dedos ao mesmo tempo.
A Apple ditou a tendência que os próximos aparelhos celulares iriam seguir – em 2007, Steve Jobs apresenta o celular mais revolucionário de todos: o iPhone.
Já em 2008, foi o ano de lançamento do primeiro Android.
Anos 2010
Em 2011, teve início a quarta geração de celulares, que passaram a ficar mais leves, mais rápidos, com maior capacidade de dados, câmeras mais potentes, reprodução de filmes completos e diversas novas funções.
Foi nessa época que surgiu o 4G, que no Brasil, chegou no ano de 2013.
Pois bem, hoje, é possível fazer praticamente tudo com o nosso celular, não é mesmo? E pensar que tudo isso começou lá em 1973, com a criação do protótipo DynaTAC da Motorola, que só fazia e recebia ligações.
Conte pra gente nos comentários: qual foi o seu primeiro celular?
Conheça a Cia do Micro
Aqui na Cia do Micro, temos planos de internet pensados para conectar momentos!
Buscamos primeiro compreender quais são as suas necessidades para depois lhe dizer qual é o melhor plano que fará você estar sempre conectado e ter a liberdade de viver experiências incríveis.
Para fazer isso, nós analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.
Depois disso, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.