Blog

O que você precisa saber sobre o metaverso, a nova aposta de Mark Zuckerberg

O que você precisa saber sobre o metaverso, a nova aposta de Mark Zuckerberg

Após o conglomerado Facebook mudar seu nome para “Meta” no final de 2021, muito se fala sobre o metaverso.

Considerado o “futuro da internet”, esse mundo virtual onde as pessoas poderão interagir e realizar atividades como trabalhar, fazer compras e se divertir, o metaverso tem despertado curiosidade em pessoas de todo o mundo.

Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com o que você precisa saber sobre o metaverso. Acompanhe!

O que é o metaverso?

O metaverso é um conceito que integra o mundo real e virtual onde as pessoas terão avatares digitais e poderão interagir entre si. Diversas tecnologias estão envolvidas para a criação desse mundo, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, hologramas, etc.

Quem já assistiu ao filme Matrix, de 1999, percebeu que as pessoas vivem em uma realidade virtual produzida por uma inteligência artificial. O metaverso segue um conceito parecido (mas felizmente, sem as máquinas do mal).

Empresas gigantes da tecnologia estão focando seus esforços para que o metaverso saia da teoria e exista na prática.

De onde vem esse conceito?  

O termo metaverso é mais antigo do que parece; ele apareceu pela primeira vez em um livro de ficção científica do autor Neal Stephenson, chamado “Snow Crash”, de 1992. A história segue o autoproclamado mestre samurai, hacker no espaço tridimensional da Internet chamado “Metaverse” e entregador de pizza. Ele parte para destruir o sombrio vilão virtual que ameaça não só a existência daquele universo virtual, mas da própria Realidade.

O escritor Ernest Cline também falou sobre esse tema em sua obra chamada “Ready Player One”, que no Brasil, foi traduzida para “Jogador Número 1”. Em 2018, o diretor Steven Spielberg adaptou essa história para as telas do cinema. Aqui, as pessoas usam o metaverso para escaparem de uma realidade distópica.

O que é possível fazer no metaverso?

O objetivo do metaverso é permitir que as pessoas reproduzam todos os aspectos da vida real no mundo virtual.

“Você será capaz de fazer quase tudo o que possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar — bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”, disse Mark Zuckerberg.

Quais os benefícios do metaverso para o Brasil?

Empresas brasileiras que desenvolvem aplicativos de realidade aumentada e de mundos virtuais podem se beneficiar muito com a chegada do metaverso.

Sem contar as oportunidades que se abrem para as áreas de educação e e-commerce.

Além disso, existem muitas empresas desenvolvedoras de softwares que poderão utilizar o metaverso para produzir novas soluções que beneficiem outros nichos.

Um forte obstáculo que precisa ser ultrapassado é a questão de infraestrutura tecnológica no Brasil. Para suportar o volume de dados transacionados em um projeto como o metaverso, as redes de telecomunicações teriam que avançar bastante, mas isso não é impossível.

 

Quais as suas expectativas para a chegada do metaverso? Deixe pra gente nos comentários!

Conheça a Cia do Micro

Você já pensou em ter um plano de internet que foi pensado para conectar momentos?

Pois bem, aqui na Cia do Micro, buscamos compreender exatamente quais são as suas necessidades para lhe apresentar o plano ideal, aquele que fará você estar sempre conectado e ter a liberdade de viver experiências incríveis.

Para isso, analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.

Depois, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.

Faz sentido? Então clique aqui e fale com a gente agora!

Artigos relacionados

Assine nossa Newsletter

E fique sabendo das nossas notícias novas em primeira mão.

Receber Ligação

Informe seus dados que um especialista irá te ligar.