Blog

A importância dos cabos submarinos para a sua internet

A importância dos cabos submarinos para a sua internet

Em junho de 2021, foi inaugurado um cabo submarino de fibra ótica que liga o Brasil à Europa. O cabo, chamado Ellalink, tem 6 mil quilômetros de comprimento e conecta as cidades de Fortaleza, no Brasil, e Sines, em Portugal. O objetivo desse investimento, que custou 150 milhões de euros, foi reduzir o tempo de latência em 50%.

Esse é apenas um dos muitos cabos submarinos que existem no mundo. Você sabia que, sem eles, a internet como a conhecemos hoje não seria possível? Vamos entender um pouco mais sobre isso neste artigo.

Acompanhe a leitura com atenção!

O que são os cabos submarinos?

Os cabos submarinos são conexões submersas nos oceanos utilizadas para transmitir todo o tipo de dados digitais (como texto, áudio, imagem e vídeo) e interligam países e continentes. Eles são produzidos a partir de fibra ótica e possuem um isolamento especial para evitar danos por ataques de tubarões ou barcos pesqueiros.

Aqui no Brasil, os cabos submarinos são utilizados para conectar cidades litorâneas.

Os primeiros cabos surgiram no século XIX.

Para que eles servem?

Como vários servidores estão localizados em países muito distantes do Brasil, os cabos submarinos são extremamente essenciais para fazer essa interligação entre países de diferentes continentes.

A principal função deles é transportar dados em altíssima velocidade. Eles já foram utilizados para telegrafia e hoje viabilizam serviços para telefonia e internet, esta que demanda um serviço muito maior, é claro.

Podemos afirmar que se os cabos submarinos não existissem, você não teria conseguido abrir esse artigo no seu dispositivo, por exemplo.

Onde eles estão localizados? 

Existe um portal on-line chamado Submarine Cable Map, e nele você encontra um mapa interativo com todos os cabos submarinos do mundo. Se você quiser acessa-lo, basta clicar aqui.

A densidade maior de cabos fica localizada nos centros comerciais e industriais mais importantes.

Para conectar áreas do Oriente Médio, há também uma concentração maior de cabos no fundo do Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho e Mar Arábico.

No continente asiático, podemos ver uma grande quantidade de cabos passando pelos centros tecnológicos de Taiwan e Hong Kong, além dos territórios do Japão e Singapura.

Aqui no Brasil, temos várias cidades que podem ser consideradas pólos estruturais quando se trata dos cabos submarinos. Para você ter uma ideia, um único cabo da Embratel liga 14 cidades, do Sudeste até o Nordeste. No mapa, podemos perceber como a cidade de Fortaleza está posicionada geograficamente bem para conectar o Brasil com os outros continentes, e por isso há uma grande concentração de cabos nessa localidade.

Mas e os satélites?

Embora os satélites sejam muito eficientes na transmissão de dados em locais mais isolados, existem alguns motivos para que eles não sejam tão utilizados quanto os cabos submarinos.

Para começar, os cabos submarinos são mais baratos e não demandam tanto trabalho quanto o lançamento de um satélite para a órbita terrestre, por exemplo.

Além disso, os cabos submarinos têm alta eficiência energética; eles são capazes de transmitir muitas informações por longas distâncias sem resistências físicas, em comparação aos satélites.

Por fim, a qualidade da transmissão realizada por cabos é bem superior ao sinal pelo ar. Basta fazer uma comparação do Wi-fi da sua casa com a conexão direta dos cabos no seu computador.

 

E aí, o que você achou do artigo de hoje? Já sabia que a internet da sua casa só é possível graças aos cabos submarinos? Conte pra gente nos comentários!

Conheça a Cia do Micro

Você já pensou em ter um plano de internet que foi pensado para conectar momentos?

Pois bem, aqui na Cia do Micro, buscamos compreender exatamente quais são as suas necessidades para lhe apresentar o plano ideal, aquele que fará você estar sempre conectado e ter a liberdade de viver experiências incríveis.

Para isso, analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.

Depois, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.

Faz sentido? Então clique aqui e fale com a gente agora!

Artigos relacionados

Assine nossa Newsletter

E fique sabendo das nossas notícias novas em primeira mão.

Receber Ligação

Informe seus dados que um especialista irá te ligar.