Os dois últimos anos foram marcados por diversos avanços tecnológicos que ocorreram por conta da pandemia da covid-19, principalmente quando falamos da internet.
Naturalmente, muitos desses avanços tendem a continuar, e como ainda estamos no início do ano, nós aqui da Cia do Micro preparamos este artigo com 3 tendências para a internet em 2022.
Acompanhe a leitura com bastante atenção!
1 – A chegada do metaverso
Atualmente, o Facebook como um todo, empresa detentora de plataformas como Instagram, WhatsApp e o próprio aplicativo Facebook, se chama Meta. Segundo Mark Zuckerberg, a ideia é desassociar a rede social Facebook do nome corporativo da empresa, que se chamava Facebook Inc. Além disso, Zuckerberg está focado em criar o metaverso.
Comercial da Meta (Holding do Facebook, Instagram e WhatsApp) sobre o Meta Quest 2 e o Metaverso
Vale lembrar que ele não está sozinho nessa empreitada; a Microsoft e a Apple, por exemplo, também estão de olho no metaverso, além de outras gigantes da tecnologia.
O metaverso é um conceito futurístico que consiste na criação de um ecossistema virtual colaborativo, que inclui todos os produtos, serviços e ferramentas da empresa de forma que consigamos acessá-las no mesmo espaço e ao mesmo tempo; é uma experiência imersiva onde a pessoa entra em uma realidade paralela e participa da ação, e não apenas visualiza.
E como tantos olhos estão voltados para o metaverso, podemos esperar que esse ano haja um grande um aumento de interesse em projetos que envolvam realidade virtual e realidade aumentada, já que esses recursos são cruciais no metaverso.
Temos um post em nosso blog onde abordamos esse assunto com mais detalhes. Para acessar, basta clicar aqui.
2 – Internet mais acessível
A internet via satélite e o 5G serão fundamentais para tornar a internet mais acessível em 2022.
A internet via satélite irá beneficiar principalmente as áreas rurais com acessos remotos. No final de 2022, Amazon pretende lançar 2 satélites do seu Projeto Kuiper, cujo objetivo é fornecer cobertura banda larga no planeta por meio de satélites.
Já o 5G está com previsão de chegada às capitais no início do segundo semestre, e tende a se concentrar nos centros urbanos, já que para funcionar, demanda de uma estrutura maior.
3 – Internet das coisas
No finalzinho de 2020, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), organização que se dedica ao avanço da tecnologia, realizou uma pesquisa chamada The IEEE 2020 Global Survey of CIOs and CTOs, onde foi revelada quais eram as tecnologias mais importantes para 2021: Inteligência Artifical, Machine Learning, 5G e Internet das Coisas. Desde então, a Internet das coisas tem sido amplamente comentada e vem ganhando espaço no Brasil.
Trata-se de uma grande rede de dispositivos conectados e interagindo entre si; vai muito além da TV ou videogame, podemos imaginar a nossa geladeira, micro-ondas, ar-condicionado, lâmpadas, máquina de lavar e automóveis, por exemplo, todos fazendo parte desta grande rede de conexão.
A proposta da Internet das Coisas é que o uso desses objetos seja cada vez mais eficiente e que a nossa vida seja facilitada.
Se você quiser entender mais sobre o assunto, acesse esse artigo do nosso blog onde falamos sobre a internet das coisas com mais detalhes.
Conheça a Cia do Micro
Você já pensou em ter um plano de internet que foi pensado para conectar momentos?
Pois bem, aqui na Cia do Micro, buscamos compreender exatamente quais são as suas necessidades para lhe apresentar o plano ideal, aquele que fará você estar sempre conectado e ter a liberdade de viver experiências incríveis.
Para isso, analisamos o tamanho da sua casa ou empresa, quantas pessoas irão acessar a internet, quais equipamentos serão necessários, etc.
Depois, selecionamos e oferecemos a melhor solução para você.
Faz sentido? Então clique aqui e fale com a gente agora!